domingo, 23 de janeiro de 2011

O QUE É A UniANGATU

O QUE É A UniANGATU
É um espaço aberto e solidário de educação, formação e trocas de saberes e práticas socioambientais e constituir-se-á como uma Associação Civil sem fins lucrativos.

O HISTÓRICO
Foi criada por iniciativa do Governo Municipal de Jaguariúna, a “UniANGATU Universidade do Meio Ambiente e do Bem-Estar de Jaguariúna”.
Com o objetivo de concretizar de forma coletiva e compartilhada a concepção da Universidade, foi realizado no dia 14 de agosto de 2010, o 1º Encontro Aberto da UniANGATU, com a participação de 160 pessoas dos mais diversos setores da comunidade de Jaguariúna. Grande parte do conteúdo que segue foi gerado nesse encontro.

ALGUNS DE NOSSOS VALORES
São eles: Ética, Equilíbrio, União, Alteridade, Honestidade, Identidade, Autonomia, Criatividade, Parcerias, Diversidade, Entusiasmo, Engajamento, Justiça, Cidadania, Igualdade, Acessibilidade, Coragem, Sustentabilidade, Amizade, Co-responsabilidade, Respeito, Troca, Compartilhamento, Cooperação, Ganha-ganha, Solidariedade, Inclusão, Diálogo, Responsabilidade coletiva e individual.

NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL
Contribuir efetivamente com a ampliação da consciência sobre cidadania, bem estar e sustentabilidade.
Outros objetivos: estimular a percepção de si mesmo; despertar a curiosidade e a criatividade; ensinar a ver, a perguntar, a pensar e fazer juntos; desenvolver cidadania, autonomia e emancipação; valorizar a cultura local; desenvolver a reflexão crítica; vivenciar o espaço onde se vive; desenvolver a empatia pelo ser humano.

COMO SERÃO NOSSAS ATIVIDADES
Os processos educativos da UniANGATU deverão acontecer de forma coletiva e colaborativa, com respeito à diversidade cultural, em sintonia com nossos princípios conceituais e metodológicos de educação.
Alguns tipos de ações: Vivências, práticas lúdicas, gincanas, imersões, saídas de campo, retiros espirituais, práticas esportivas, trabalhos em equipe, práticas de sensibilização, rodas de diálogos significativos, círculos de aprendizagem, feiras, workshops, oficinas, seminários, cursos de curta e de longa duração, especializações, fóruns, etc.

TEMAS A SEREM TRABALHADOS
Os temas a serem incluídos nas atividades da Universidade darão especial atenção às questões socioeconômicas e ambientais, buscando, também, identificar e acolher saberes locais e regionais a serem disseminados.
Alguns temas prioritários podem ser citados: agricultura sustentável; alimentação saudável, animais domésticos e silvestres, artes, construção sustentável, consumo consciente, comunicação e educomunicação, dinâmicas de grupo, direito ambiental, diversidade, ecologia e mudanças climáticas, economia solidária e social, educação, educação ambiental (conceitos), educação ambiental (práticas), educação e sustentabilidade, gestão de resíduos, gestão da sustentabilidade nas empresas, informática, juventude e sustentabilidade, políticas públicas e meio ambiente, práticas comunitárias e redes, saúde e bem estar, tecnologias sustentáveis, turismo e ecoturismo, diversas atividades.

SOBRE O ACESSO E CUSTOS DAS PRÁTICAS
É desafiador imaginar uma universidade sem o vestibular, que é tido como a principal barreira ao ensino superior, outra referência comum à universidade.
As possibilidades de acesso são: experiência e motivação dos candidatos; análise de currículos para extensão e especialização; atividades noturnas para facilitar o acesso a quem trabalha durante o dia; acesso virtual, participantes pagantes/não pagantes (1/1); formas de pagamento não monetárias (troca/permuta); custos simbólicos que valorizem as práticas; parcerias com o setor privado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário